Morar em um apartamento com sacada é o sonho de muitas pessoas. Tão logo quando conseguem realiza-lo, alguns moradores já pensam em melhorar ainda mais essa nova fase, agregando esse espaço à sala da unidade.
Entretanto, agregar esses espaços significa torna-los compatíveis, ao menos no que diz respeito ao piso, que deve ser nivelado.
O que é necessário para o nivelamento do piso?
Nivelamentos de piso, mesmo que de espaços pequenos, parece simples, mas para que isso ocorra é necessário o “preenchimento” do espaço em desnível.
Para que isso possa ocorrer é necessário certificar-se de que a estrutura construtiva suportará o sobrepeso imposto pelo nivelamento.
Assim, ou a Construtora deverá fornecer tal autorização, a qual deverá determinar a forma de nivelamento e os materiais que devem ser empregues, ou, se não for possível obter tal documento da Construtora o Condomínio deverá providenciar um estudo de viabilidade, junto a uma empresa de engenharia, o qual determinará ser ou não possível tal prática.
Como conseguir a autorização?
Esse laudo deverá ser providenciado pelo Condomínio pois levará em consideração o total da edificação e o igual direito de todos os condôminos de aplicarem as mesmas alterações em suas respectivas unidades. Ele irá determinar as condições dessa obra, o material a ser utilizado e obrigatoriamente vir acompanhado de uma ART, que validará as orientações e constatações.
Tal obra deve ser aprovada em Assembleia, a qual determinará, também, outros detalhes que, via de regra, acompanham os anseios dos interessados em nivelar sacadas para ampliação de espaços: se as esquadrias da porta da sacada podem ser retiradas, se esse novo espaço poderá ser utilizado como extensão da sala e receber móveis, que tipo de móveis, suas características e altura, dentre outros.
Tais cuidados são essenciais para que não haja riscos de interferências drásticas na fachada que possam desvalorizar o imóvel.
Assim, antes de autorizar tal prática o Condomínio deve estar alerta para todos os problemas que podem surgir, precavendo-se através de documentos, laudos e aprovações em Assembleia, que determinará tudo o que poderá ou não ser feito, evitando problemas.
Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais (Facebook e Instagram)!